Além das supermáquinas, Salão de Genebra foca na aliança GM-PSA
Tradição no evento suíço, alguns esportivos foram revelados de véspera.
No geral, Mercedes Classe A, Audi A3 e Volvo V40 estão entre destaques.
Salão de Genebra
 
Como carros de família, Hyundai mostrará o i30 Wagon e a GM, o Cruze SW (Foto: Divulgação)
Ferrari F12 Berlinetta, a mais rápida da marca em todos os tempos (Foto: Divulgação)
 
BMW Série 6 Gran Coupe estreia no Salão de Genebra (Foto: Divulgação)
Golf Cabriolet é o destaque da Volkswagen em Genebra (Foto: Divulgação)
Citroën C4 Aircross, baseado no Mitsubishi ASX (Foto: Divulgação)
 Dias antes de abrir as portas, o Salão de Genebra, na Suíça, ganhou 
outra cara. Após os jornais europeus estamparem em suas capas na semana 
passada o acordo
 do grupo francês PSA Peugeot Citroën, líder de vendas na Europa, com a 
norte-americana General Motors, uma injeção de ânimo mudou a expectativa
 do evento suíço, que já dava sinais de sua importância pela quantidade 
de lançamentos e conceitos anunciados com antecedência. 
Aliás, Mercedes-Benz e o Grupo Volkswagen anteciparam, como costumam 
fazer em todos os salões europeus, seus principais lançamentos, com 
destaque para a nova geração do Classe A, da Mercedes, e os superesportivos Lamborghini Aventador J e Bugatti Veyron, o carro mais rápido do mundo, em nova versão. A abertura do salão para a imprensa acontece nesta terça-feira (6).
O acordo PSA-GM, mais do que uma chance para as marcas europeias Peugeot, Citroën,
 Opel e Vauxhall (as duas últimas divisões do grupo GM) ganharem um novo
 fôlego, é uma prova concreta de que os investidores apostam na 
recuperação do fragilizado mercado europeu que, até agora, não se 
recuperou da crise.
“Neste momento, qualquer aliança é positiva na Europa”, afirma o 
professor de estratégia e planejamento estratégico da BBS Business 
School, Raul Javalis. Segundo ele, uma aliança de tamanha proporção 
reflete positivamente os planos futuros das outras empresas também, 
porque a confiança na economia local aumenta. Inclusive, a dos 
consumidores.
Como carros de família, Hyundai mostrará o i30 Wagon e a GM, o Cruze SW (Foto: Divulgação)
Pode-se dizer que o anúncio dos dois grupos foi a cereja do bolo para o
 Salão de Genebra. O evento que tradicionalmente destaca modelos 
luxuosos e, em especial, superesportivos, desta vez vai abrigar um 
número maior de carros considerados “chave” na estratégia de crescimento
 das montadoras para os próximos anos. É o caso da avant-première do 
novo Mercedes-Benz Classe A e das estreias do Audi A3, Citroën C4 Aircross, Renault Zoé, Peugeot 208, Volvo V40, a versão cinco portas do VW Up! e o VW Golf GTI Cabriolet e das versões família do Hyundai i30 e do Chevrolet Cruze. Fora os novos carros-conceito.
Outras estrelas, de “calibre” maior são o BMW Série 6 Grand Coupé, o futurista Bertone Nuccio e, como não poderia falta uma novidade com “cavalinho” no capô, a nova Ferrari F12 Berlinetta,
 o carro mais rápido do portfólio da italiana, com 729 cv de potência 
sob o capô e chega a 340 km/h, que, diferente de outras supermáquinas 
foi guardada para ser exibida nesta terça;
Ferrari F12 Berlinetta, a mais rápida da marca em todos os tempos (Foto: Divulgação)
A 82ª edição do Salão de Genebra abre para o público da próxima 
quinta-feira (8) até o dia 18 de março. De acordo com a organização do 
evento, serão 180 lançamentos anunciados por 260 expositores.
Grandes grupos
A acirrada concorrência, o forte investimento em plataformas globais 
para reduzir custos e, naturalmente, crises como a dos Estados Unidos e 
da Europa, são fatores que traçam a consolidação do setor, que já havia 
começado no fim da década de 1990. Em outras palavras, vão sobrar menos 
empresas e grupos maiores. E tudo acontecerá por meio de alianças ou 
fusões. E esta 82ª edição do Salão de Genebra não foi o primeira marcada
 por um acordo de tamanha “magnitude”.
BMW Série 6 Gran Coupe estreia no Salão de Genebra (Foto: Divulgação)
A edição de 2009 do Salão de Frankfurt consagrou o acordo do grupo italiano Fiat com a norte-americana Chrysler.
 O acordo fechado com o governo dos Estados Unidos tirou a Chrysler da 
falência e garantiu mais respiros à italiana, que anda mal das pernas 
faz tempo. Até porque a companhia nunca conseguiu entrar fortemente no 
mercado norte-americano, o segundo maior do mundo, atualmente, mas que 
por décadas liderou o ranking mundial.
Na edição seguinte de Frankfurt, dois anos depois, a notícia foi a cooperação entre o grupo Renault-Nissan e o Daimler.
Golf Cabriolet é o destaque da Volkswagen em Genebra (Foto: Divulgação)
E, ironias à parte, na edição de 2010 de Genebra, a PSA anunciou o 
fracasso de uma possível parceria com a Mitsubishi, com quem a francesa 
já desenvolvia em conjunto modelos 4X4. Ao invés de uma verdadeira 
aliança, as empresas decidiram se limitar a um “auxílio” mútuo no 
desenvolvimento de veículos elétricos. Inclusive, um dos filhotes da 
limitada cooperação vai nascer agora em Genebra, o 4X4 Citroën C4 
Aircross, baseado no já lançado Mitsubishi ASX.
Citroën C4 Aircross, baseado no Mitsubishi ASX (Foto: Divulgação)


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