Pesquisar este blog

VISITAS

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

É HORA DE ADIANTAR O RELÓGIO !

Horário de verão começa neste fim de semana

No Nordeste, a decisão de adotar o horário de verão fica a critério de cada estado. Este ano a Bahia resolveu aderir e a decisão dividiu opiniões.

O horário de verão vai começar à meia-noite deste domingo (16). Quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vai ter de adiantar o relógio em uma hora com uma novidade: desta vez, tem horário de verão também na Bahia.
O sol vai embora mais tarde e volta mais cedo de manhã. Os dias ficam mais longos no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. No Nordeste também, mas a decisão de adotar o horário de verão fica a critério de cada estado. Este ano a Bahia resolveu aderir.

“Economia de energia e economia das pessoas, porque as pessoas, quando saem do trabalho no período da noite, saem mais estressadas”, afirmou João Martins, representante do Fórum Empresarial da Bahia.
Há controvérsias. A população de Salvador está dividida. A fama que o baiano tem de certa preguiça, meio descansado, é folclore. Em uma pesquisa feita pelo governo do estado para aderir ou não ao horário de verão, metade das pessoas ouvidas concordou. Quem mora longe do trabalho, por exemplo, já se acostumou a acordar cedo. Mas tem gente que acha cedo demais.
O motorista Antonino Pereira já está imaginando começar a dirigir no meio da madrugada. “Tenho de deixar a preguiça de lado, senão perde o horário. Tenho de acordar às 2h30 agora”, conta. Dona Maria José não gosta nem de pensar em acordar mais cedo. “Acordar de madrugada para trabalhar não é bom”, reclama.

Gostando ou não, só não pode esquecer o bom humor. “Tem coisa melhor do que sair do trabalho, ainda estar à luz do sol e dar um mergulho no mar? Faço isso todos os dias”, diz a advogada Raquel Reis. “Agora, não só o dia vai ficar mais longo, como as festas também. E quem não gosta de festa na Bahia?”, pergunta uma jovem.
Mas, pela lógica do espírito festeiro baiano, as vantagens do horário de verão são relativas. “Uma hora a menos para acordar faz muita falta, mas, no fim do dia, uma hora a mais, meu rei, é muito pouco”, comenta a baiana Érica Reis.
O horário de verão vai até o dia 26 de fevereiro de 2012.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dilma sanciona sem veto lei que prevê aviso prévio de até 90 dias


Presidente não alterou projeto de lei aprovado na Câmara em setembro.
Depois de um ano, cada ano adicional de trabalho acrescenta 3 dias.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (11) a lei que estabelece aviso prévio de até 90 dias em caso de demissão. Atualmente, quando a pessoa é dispensada ou deixa o emprego, deve permanecer no trabalho por até 30 dias, independentemente do tempo de serviço.
Com a mudança, o aviso prévio será proporcional. O trabalhador com um ano de emprego mantém os 30 dias, mas para cada ano adicional de serviço, o aviso prévio aumenta em três dias, até o limite de 90, no total.

Em caso de demissão voluntária, o empregado deve trabalhar pelo mesmo período ou ressarcir a empresa pelo tempo devido. A empresa, porém, pode optar por liberar o empregado, sem ônus. A proposta, aprovada no último dia 21 de setembro pela Câmara, tramitava no Congresso desde 1989.
As novas regras de aviso prévio passarão a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União, o que está previsto para ocorrer na próxima quinta-feira (13).
De acordo com a Casa Civil, o novo prazo de aviso prévio vale para demissões que ocorrerem a partir da publicação da lei no DO. Não retroage para quem pediu demissão ou foi demitido antes da vigência da nova regra, nem mesmo para quem estiver cumprindo aviso prévio quando a norma for publicada. No entanto, nada impede que os trabalhadores entrem na Justiça pedindo a aplicação da regra no caso concreto.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Escolas públicas no litoral paulista usam controle eletrônico de frequência

A Secretaria de Educação da Praia Grande, litoral Sul paulista, testa desde o início de 2010 um sistema de controle eletrônico de frequência, que substituiu a chamada no papel. Por meio de um coletor de dados biométricos - que identifica a digital -, desenvolvido pela Madis Rodbel, os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Roberto Mário Santini da cidade tiveram por um ano, na primeira etapa do projeto, a presença registrada no momento de entrada e saída da sala de aula. Neste ano, mais cinco escolas da rede ganharam o sistema, em um total de 3,2 mil alunos atendidos.
"Em 2012, esperamos chegar a mais 15 escolas, totalizando 28 mil alunos em toda a rede", conta Marcos Pastorello, coordenador de inclusão digital da secretaria de educação da Prefeitura de Praia Grande, que prevê investir até R$ 500 mil no projeto, incluindo reformas na rede física, compra de leitores digitais, conexão com internet e servidor.
Pastorello explica que o sistema funciona como um cartão de ponto para os alunos, com um diferencial: os pais recebem, meia hora após o horário de entrada, uma mensagem no celular (SMS) contando se o filho está ou não na sala, e semanalmente, ainda têm acesso ao relatório semanal de presença dos filhos. A secretaria compra pacotes de 10 mil torpedos, ao custo de R$ 2 mil por mês.
A cozinha da escola também saiu ganhando com o novo sistema, uma vez que recebe diariamente informações sobre o número de alunos presentes, o que reduziu o desperdício.
O professor também recebe as faltas dos alunos por e-mail, no final de cada semana. Mas no período de transição, ainda precisa passar para o diário as informações sobre a presença dos alunos. "Não conseguimos abolir o diário, pois é uma norma do Ministério da Educação. Mas em dado momento ele será só proforma. E nossa meta é extingui-lo e deixar todas as informações on-line."
A secretaria está testando um sistema no qual as notas e atividades são registradas em um servidor on-line. Os pais terão acesso, pela internet, a informações sobre as atividades dos estudantes. O primeiro passo neste sentido já foi dado, cada professor tem seu notebook.
Bolsa família
Os resultados do programa são praticamente imediatos, conta Luciana Nicolosi Pereira, diretora da escola Roberto Mário Santini.
"Os pais têm mostrado mais preocupações com faltas dos filhos, especialmente aqueles que recebem o Bolsa Família", afirma. Não era incomum, segundo Luciana, famílias perderem o subsídio do governo por problemas de absenteísmo dos filhos. A escola tem 115 alunos registrados no programa do governo federal. Antes, os alunos que "sumiam" recebiam uma visita de um estagiário da escola e acabavam indo para o conselho de classe, por desistência.
"Desde o início do ano, só tivemos problemas com um aluno", comemora Luciana, que ainda não tem base para comparar a redução no número de faltas. "Temos 650 estudantes e todos os pais optaram por receber as informações. Quem não tem celular, dá o telefone de algum conhecido", diz.
A adaptação ao novo serviço, no entanto, ainda é um desafio. "Tivemos alguns percalços, como a mãe que chegou correndo na escola porque recebeu um SMS de que sua filha não tinha ido. No final, a aluna estava na aula", conta Pastorello.
A escola também usa o sistema para mandar informações sobre campanhas e reuniões. "Em uma das escolas, a reunião da APM (Associação de Pais e Mestres) que, tradicionalmente, recebe 14, 15 pessoas, recebeu 300 pais", conta Pastorello. Em outra unidade, que teve baixa adesão - só 20% dos pais quiseram receber SMS da escola -, a prefeitura começou um trabalho de conscientização da importância do acompanhamento familiar do cotidiano escolar.
Fonte: Brasil Econômico/ Regiane de Oliveira

2ª Conferência Regional de Juventude da Baixada Santista

Fique ligado nas Conferências Municipais

O processo da II Conferência Estadual da Juventude de São Paulo já começou em inúmeros municípios do Estado, onde já estão sendo formadas as comissões que irão organizar as etapas preparatórias para esse grande encontro.
As Conferências Municipais têm o objetivo de contribuir para a construção e o fortalecimento da Política Municipal de Juventude, mas é também uma etapa integrante da II Conferência Estadual de Juventude.
Aqui no Portal da Juventude você vai acompanhar quando, onde e como foram essas Conferências que são responsáveis em representar as propostas dos municípios e demandas de sua juventude.
Agora é com vocês, municípios, participem das etapas preparatórias à II Conferência Estadual de Juventude, debatam e apresentem toda a riqueza e pluralidade da juventude de São Paulo.

2ª Conferência Regional de Juventude da Baixada Santista

25/09/11 - 08:30 - Auditório Roberto Marinho – Rua José Borges Neto, 50, Mirim (ao lado do Paço Municipal) – Praia Grande - SP.

Já está marcada a 2ª Conferência Regional de Juventude da Baixada Santista, ela vai acontecer nos dias 24 e 25 de setembro na Praia Grande.
Esta é mais uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude.

Calendário

Abertura: 24 de setembro (sábado)
Horário:
19 horas
Dia: 25 de setembro (domingo)
Horário: Das 8h30 às 17h30
Local: Auditório Roberto Marinho – Rua José Borges Neto, 50, Mirim (ao lado do Paço Municipal) – Praia Grande.

MP-RJ denuncia 11 PMs suspeitos de envolvimento na morte de juíza

Anúncio foi feito nesta segunda (10), data final para apresentação da denúncia.

PMs já estão presos e foram indiciados por homicídio de Patrícia Acioli.

Mylène Neno Do G1 RJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou por homicídio triplamente qualificado os 11 policiais militares suspeitos de matar a juíza Patrícia Acioli, assassinada com 21 tiros na noite do dia 11 de agosto, quando chegava à sua residência, em Piratininga, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Dez desses 11 PMs também foram denunciados por formação de quadrilha armada. Além disso, o MP-RJ ratificou o pedido de prisão preventiva dos 11 policiais militares.Entre os PMs está o tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo) e do 22º BPM (Maré), acusado de ser o mandante do crime. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (10), prazo final para a apresentação da denúncia, após a Divisão de Homicídios (DH) ter encaminhado o relatório final do inquérito aos promotores, no qual os 11 PMs, já presos, foram indiciados por homicídio. As penas variam de 12 a 30 anos de prisão.
Transferência para presídios federais
Segundo o procurador-geral de Justiça do estado do Rio, Cláudio Lopes, também foi ratificado o pedido de prisão preventiva dos policiais. O procurador disse ainda que foi pedida a transferência do ex-comandante do 7º BPM e um tenente acusados do crime para presídios federais, de forma a garantir que mesmo presos eles não possam interferir nas investigações.
O anúncio contou com a participação de promotores de Justiça da 7ª Promotoria de Investigação Penal da 2ª Central de Inquéritos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), durante entrevista coletiva no início desta tarde.
Decretada prisão preventiva de 7 PMsNa sexta-feira (7), o juiz Fábio Uchôa, em exercício na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, decretou a prisão preventiva de sete policiais militares. Todos respondem a processos de homicídio em autos de resistência (mortes de suspeitos em confronto com a polícia) na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, onde era titular a juíza Patrícia Acioli. As informações são do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).